terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vidα иσ lαgσ gυαibα

















Apesar de não ter ido ao passeio do lago guaiba, vou fazer parte de um grupo de pesquisa sobre a poluição, suas causas, consequências, e a classificação da poluição!


O Guaíba é um lago, pois: Os rios que nele desembocam formam um delta. Esse tipo de depósito sedimentar ocorre quando um volume de água confinado por canais encontra-se com um grande corpo de água. O rápido desconfinamento do fluxo de água causa a descarga do material arenoso e argiloso que estava sendo carregado pelos rios. Esse processo origina a formação de ilhas que vão sendo recortadas por canais sinuosos chamados de distributários. Ao longo do tempo, as ilhas crescem em direção ao Lago. Cerca de 85% da água do Guaíba fica retida no reservatório por um grande período de tempo. Esse fator é fundamental para a compreensão do modelo ambiental do município e da região hidrográfica, implicando diagnósticos ambientais e diretrizes de controle de afluentes poluidores mais acurados.

O Lago Guaíba tem uma profundidade média de dois metros. A vazão média das águas despejadas pelos rios Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí no Guaíba (38 mil metros cúbicos por segundo) seria o suficiente para abastecer cada habitante do planeta com um litro de água a cada três horas. O Guaíba tem cerca de 50 Km de comprimento, do Delta do Jacuí, ao Norte, até a Ponta de Itapuã, ao Sul. Apresenta profundidade máxima de 31 metros na ponta de Itapuã. O jacaré–de–papo–amarelo, espécie ameaçada de extinção, pode ser encontrado em algumas áreas do Parque Estadual do Delta do Jacuí. O arquipélago situado na região norte do Lago tem 19 ilhas, das quais 16 estão sob a jurisdição de Porto Alegre. O Pró-Guaíba levará de 15 a 20 anos para atingir suas metas de educação ambiental e preservação da Bacia Hidrográfica do Guaíba.

Nenhum comentário: